top of page

Análise Conjunta de Dados

As sessões de análise conjunta de dados têm por objetivo propiciar àqueles/as que já dispõem de dados um espaço para o exercício analítico e de articulação de análise sequencial, junto com pesquisadores/as de diferentes instituições. Logo, é essencial que o/a pesquisador/a não leve pronta sua análise, mas que esteja disponível para ouvir diferentes possibilidades de apreciação dos dados.
Esse tipo de sessão é uma prática em alguns congressos de Análise da Conversa e, devido ao sucesso dessa atividade nas duas últimas edições, gostaríamos de aumentar o número de sessões previstas. Anime-se, portanto, a compartilhar seus dados conosco!


Esse tipo de sessão é uma prática em alguns congressos de Análise da Conversa e, devido ao sucesso dessa atividade nas duas últimas edições, gostaríamos de aumentar o número de sessões previstas. Anime-se, portanto, a compartilhar seus dados conosco!

​

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO:
a) O título deve informar, em poucas palavras, a natureza/contexto da interação/coleção que está sendo submetida à análise conjunta. Ex: “interação médico-paciente no contexto X”, “encerramentos de ligações telefônicas”, “perguntas e respostas no contexto Y” etc.
b) O/A pesquisador/a deve apresentar um texto de contextualização dos dados de, no máximo, 300 palavras;
c) Em termos de estrutura composicional, o texto deve apresentar a origem dos dados a serem analisados, o âmbito do projeto em que foram gerados, o cenário dos segmentos a serem analisados, e a(s) atividade(s) na qual os participantes estão engajados durante o segmento;
d) As transcrições deverão ser apresentadas no sistema Jefferson de transcrição (cf. Loder, 2008) e podem compreender um ou mais segmentos, desde que sejam totalizadas no máximo 3 (três) páginas de transcrição com a seguinte formatação:
- Fonte: Courier New, tamanho 10;
- Margens da página: superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 3cm, direita 3cm.
- Orientações sobre o sistema Jefferson de transcrição: LODER, L. L. O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates. In: LODER, L.; JUNG, N. (Org.). Fala-em-interação social: Introdução à análise da conversa etnometodológica. Porto Alegre: Mercado de Letras, 2008. p. 127-162.
e) O arquivo com as transcrições deve ser salvo em formato .pdf, não pode conter nenhuma informação sobre o proponente da sessão, e deve ser enviado pelo sistema de inscrição até a data final de submissão.


DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO:
a) Cada participante terá uma hora para apresentar seus dados e discuti-los com os/as demais participantes da sessão;
b) O/A proponente deve estar preparado/a para apresentar trechos do áudio/vídeo que tenham ocorrido imediatamente antes ou imediatamente depois do segmento apresentado, caso lhe seja pedido durante a sessão;
c) Serão disponibilizadas cópias impressas das transcrições de dados propostos para análise conjunta, bem como os equipamentos necessários, como computador, projetor de imagens e caixas de som, caso o proponente opte por mostrar a gravação dos segmentos transcritos a serem analisados.

​

​

bottom of page